Pisa – o que conhecer em 1 dia | Guia Completo

Pisa fica na linda região da Toscana e possui cerca de 85 mil habitantes, cresceu nas margens do Rio Arno e viveu seu apogeu nos séculos XII e XIII.

Nesse artigo vou te mostrar o que fazer em Pisa na Itália em ou roteiro de um dia, ou até meio dia se, assim como eu, tem apenas algumas horas pra conhecer a cidade.


Como chegar em Pisa ?

De avião: Pisa possui um aeroporto de onde chegam voos de outras cidades da Itália e Europa.

De trem: A maneira mais prática, uma vez que a Itália possui uma itensa malha ferroviária. Trens de / para Pisa partem de Florença, La Spezia, Cinque Terre, Lucca, Bolonha entre outras cidades.

De carro: Perfeitamente possível para que faz uma viagem de carro pela linda Toscana, estradas ligam a cidade entre os principais pontos dessa região. Florença está a menos de 100 km de Pisa.

Se vai alugar um carro para sua viagem na Itália, recomendo a Rentalcars, por eles que aluguei meu carro em minha viagem pela Itália com excelente preço.

Lembre-se que não é permitido entrar de carro no centro histórico das cidades da Itália. Em Pisa recomendo parar o carro nos arredores da Piazza del Duomo (onde fica a torre de Pisa).

De ônibus: assim como de trem é uma opção prática e barata. Consulte horários e valores.


O que fazer em Pisa ?

Se você chegou de trem na estação Pisa Centrale, poderá ir caminhando até a Torre de Pisa ( a principal atração da cidade). A caminhada dura cerca de 20 minutos.

Se preferir pegue um taxi ou vá de ônibus (Linha LAM ROSSA).

Recomendo a caminhada para ir conhecendo a cidade. Abaixo explico mais detalhadamente o que fazer em Pisa.

Saindo da estação siga em frente pela via Corso Itália, uma rua cheia de comércio e lojas de grife. Ao chegar no final dela você estará na margem do rio Arno.

Vire a esquerda na Lungarno Galileu Galilei (não atravesse a ponte ainda), caminhe mais alguns metros até avistar a Igreja de Santa Maria dela Spina. Datada de 1230 essa igreja fica na margem do rio Arno e conta com as estátuas dos apóstolos, é linda.

Atravesse a ponte e siga em frente em direção a torre pendente de Pisa (há placas indicando).

Você então chegará na Piazza del Duomo, onde estão as principais atrações de Pisa, entre elas a Torre de Pisa, a Catedral de Pisa (Duomo), o Battistero e o Camposanto. Esse complexo é incrivelmente lindo e já vale a visita à Pisa.

A Torre pendente de Pisa, começou ser construída em 1173, devido ao solo arenoso e uma fundação insuficiente para o porte da obra, sua inclinação já iniciou ainda durante a construção.

A obra foi concluída em 1350, e nos últimos anos algumas obras foram feitas para reduzir sua inclinação e evitar um acidente maior.

É possível subir os cerca de 300 degraus da Torre de Pisa, no entanto planeje-se já que a atração é mega disputada, portanto recomendo que compre seu ingresso com antecedência pela Internet.

O ingresso custa 18 euros, além da Torre Pendente de Pisa outras atrações são pagas. Sugiro que ao chegar siga para o Museu delle Sinopie, onde são vendidos os ingressos.

Existe um pacote de visitação com uma, duas ou três atrações, com valores de 5, 7 e 8 euros respectivamente.  

A entrada na Catedral de Pisa (Duomo) é gratuita, no entanto, você deverá retirar o seu free pass também no Museu Delle Sinopie. As entradas são limitadas por horário, portanto sugiro chegar na Piazza del Duomo e já retirar o seu.

Você assim como milhares de turistas que visitam a Torre de Pisa diariamente vai tentar fazer uma foto de perspectiva, boa sorte nessa tarefa que não é tão fácil como se parece, a multidão de pessoas certamente será um obstáculo.

Duomo de Pisa, ali mesmo na praça não deixe de conhecer a Catedral (Duomo) de Pisa, construída em mármore, é uma das mais belas igrejas da Itália (entrada gratuita como mencionei anteriormente).

O Camposanto, fica ao lado da Catedral e é um cemitério. Acreditava-se que os corpos enterrados ali eram decompostos em apenas 24 horas. (entrada paga e faz parte do pacote de atrações vendidas no Museu delle Sinopie). 

O Battisterio, edifício circular na entrada da Catedral é o local de batismo. Sua construção é datada de 1152. (entrada paga e faz parte do pacote de atrações vendidas no Museu delle Sinopie). 

Pisa possui uma muralha cercando a cidade, típico das cidades medievais. Você observerá a muralha da Piazza del Duomo.

Se o seu tempo for curto esse seria seu roteiro de meio dia na cidade. 


O que mais fazer em Pisa ?

Abaixo algumas outras opções do que fazer em Pisa, se tiver um dia completo ou mais.

Palazzo di Cavalieri – sede da Universidade de Pisa. Era a antiga sede da Ordem dos Cavaleiros de Santo Estevão.

Museo Nazionale di San Matteo – localizado na margem direita do Rio Arno, era o Convento de San Matteona Idade Média. 

Museo delle Sinopie (é possível visualizar uma coleção de obras de arte que foram retiradas do Camposanto após o bombardeio de 1945);

Museo dell’Opera del Duomo (possui uma coleção de obras de arte que fizeram parte das construções da Piazza del Duomo)

Museo della Grafica

Piazza dei Cavalieri (foi nesta praça que foi proclamado o fim da independência de Pisa, no ano 1406);

Palazzo della Corovana (localizado na Piazza dei Cavalieri, hoje é sede da prestigiosa Scuola Normale Superiore di Pisa, criada por Napoleão Bonaparte)

Palazzo Blu

Palazzo Gambacorti

Chiesa di San Francesco 

Chiesa di San Nicola 

Chiesa del Santo Sepulcro

Borgo Stretto (uma das regiões mais famosas de Pisa, localizado bem atrás das arcadas medievais do rio Arno);

Palazzo dei Medici (os Medici governaram Pisa entre 1392 e 1398);

Palazzo Reale (construido em 1559, com representações de Galileo Galilei e os planetas que ele descobriu com seu telescópio);

Há ainda várias outras igrejas e museus por toda Pisa, assim como acontece em todas as cidades da Itália.

Se tiver tempo aproveite e caminhe pelas ruas de Pisa, aproveite os restaurantes, gelaterias, lojinhas locais. A cidade é um charme.


Onde se hospedar em Pisa ?

Caso venha a se hospedar em Pisa segue algumas sugestões de hospedagem:

NH hotel – em frente a estação central de trem de Pisa.

Casa Dora – próximo a Piazza del Duomo

Time out – próximo a Piazza del Duomo

No meu caso segui viagem para Florença. Veja aqui como foi meu roteiro nessa que é uma das cidades mais lindas da Itália.


Vai viajar para Itália ? Não deixe de fazer seu seguro viagem que é obrigatório da Europa.


Esse artigo pertence a roteiro completo pela Itália. Clique aqui para ver os demais roteiros nessa incrível viagem.

 

pinit fg en rect red 28 - Pisa - o que conhecer em 1 dia | Guia Completo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *