Nômade Digital: Trabalhar online e viajar o mundo

Você já deve ter ouvido falar no termo nômade digital alguma vez na vida, inclusive deve ser por isso que você chegou aqui.

Se você busca LIBERDADE e a possibilidade de viver em qualquer lugar do mundo sem abrir mão de um renda para se sustentar, aqui é o seu lugar. 

Nesse artigo você irá entender o que é ser nômade digital, vantagens e desvantagens desse estilo de vida e os caminhos para se tornar um nômade digital.


Nômade Digital

A definição mais simples de nômade digital: São pessoas que possuem a liberdade de trabalhar de qualquer lugar do mundo.

Elas trabalham online, portanto uma boa conexão de internet é suficiente para que elas realizem suas atividades. 

Portanto o nomadismo digital é um estilo de vida que consiste em trabalhar pela internet, ou seja, ganhar dinheiro trabalhando online, e poder viver/mudar de cidades/países, sem que isso prejudique suas atividades profissionais.


Por que se tornar um nômade digital ?

O que é liberdade para você ?

Essa é uma pergunta muito subjetiva, mas ao perguntar para alguns amigos próximos, muitos me responderam que liberdade é a possibilidade de ir vir, poder fazer o que quiser, ter condições financeiras de comprar o que deseja, entre outras respostas nessa linha.

Perguntei então, você se considera livre ?

Todos responderam que sim.

A última pergunta foi: Então vamos passar a próxima semana na casa de um amigo numa praia no nordeste comigo ?

Todos responderam que não poderiam, pois não estavam de férias e que precisam comparecer no escritório na semana da viagem.

Agora eu te pergunto, eles são livres de fato ? Eles possuem LIBERDADE ?

Acho que não, e isso responde a pergunta desse tópico do artigo. Por que se tornar um nômade digital ?

Para ter LIBERDADE, para poder dizer sim ao convite de passar uma semana na praia mesmo não estando de férias.

Isso porque o nômade digital não precisa bater ponto, não precisa ir ao escritórios diariamente.

O nômade digital pode conciliar uma viagem ou qualquer outro convite a qualquer tempo, desde que ele tenha conexão com internet para realizar seu trabalho.

Se isso faz algum sentido para você, te convido a continuar lendo esse artigo. Se isso nào faz sentido algum, esse não é seu momento para isso. Quem sabe em algum tempo isso se torne legível para você.


Com o que um Nômade Digital trabalha ?

Se você continuou esse texto, é porque isso faz sentido e agora quer entender melhor sobre esse estilo de vida. Pois bem, vou te contar todos os detalhes.

Não existe uma atividade específica, um nômade digital pode exercer praticamente qualquer atividade. Principalmente aquilo no qual ele é um especialista.

Observa-se portanto, algumas atividades mais  comuns para quem adota esse estilo de vida, vou dar alguns exemplos:

Redatores de jornais, sites, etc.

Fotógrafos; designers, film makers;

Programadores;

Assistentes / secretários virtuais;

Professores, consultores, analistas;

Trabalhadores remotos de empresas (muitas empresas já permitem que seus funcionários trabalhem remotamente); 

Empreendedor (seja você um empreendedor online ou tenha um negócio físico, é possível administrar de qualquer lugar do mundo;

Blogueiros, influenciadores, youtubers.

A lista é infinita, pense assim, qualquer trabalho que você pode fazer em um escritório na frente do seu computador, é passível de ser feito de forma remota com um nômade digital.

Hoje em dia, há dezenas de ferramentas de conexão de pessoas como skype, telegram, zoom, whatsapp, entre outras plataformas de mensagens instantâneas e vídeo conferencias em que a presença física já não é mais necessária.

Arquivos do  microsoft office, ou google, são armazenados na nuvem, hoje em dia é totalmente possível fazer complexos de trabalhos de equipe mesmo estando cada um em um canto do planeta.


Vantagens de ser Nômade Digital

1 – Flexibilidade 

Já disse que um nômade digital pode trabalhar de qualquer lugar do mundo, mas a flexibilidade vai além disso.

Um nômade pode escolher seu horário mais produtivo para trabalhar, talvez você produza muito mais a noite do que no horário comercial regular, ou talvez você prefira começar sua jornada as 6 da manhã e terminar ao meio dia.

Quem sabe trabalhar intensamente dois ou três dias na semana e ficar livre o resto dos dias. 

Tudo isso é possível, você organiza e gerencia seu tempo da melhor forma.

2 – Economia financeira

Um nômade digital pode se beneficiar da arbitragem geográfica. O que é isso ?

Você poderá oferecer seu trabalho para clientes que pagam mais. Por exemplo, mercados como EUA, Europa, Austrália, possuem mão-de-obra mais cara. Que tal usar isso ao seu favor ? Ofereça seus serviços para clientes que podem pagar mais.

Melhor ainda, você poderá viver em locais com baixo custo de vida, se assim desejar.

Quanto custa a vida nas principais capitais do mundo ? New York, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Tokyo, Londres. É CARÍSSIMO !!

Países do Sudeste Asiático e Leste Europeu, estão repletos de nômades digitais, justamente por serem locais de baixo custo de vida.

Portanto maximizar os rendimentos e minimizar os custos é uma realidade para um nômade digital.

3 – Viajar o mundo

A maioria das pessoas passam a vida trabalhando, acumulando dinheiro para se aposentar e poder curtir a vida.

Muitos nem conseguem se aposentar, não conseguem viver com a queda brusca de renda nesse estágio da vida.

Ou por alguma fatalidade, você pode falecer mesmo antes de se aposentar.

Não faz sentido algum esse estilo de vida. Você pode curtir a vida, trabalhar tudo ao mesmo tempo.

Viajar o mundo é uma realidade do nômade digital, você pode até optar por trabalhar de sua casa e nunca mesmo querer mudar de cidade, mas o nomadismo digital te permite viver em qualquer lugar e mudar sempre que tiver vontade.

Você não precisa de visto de trabalho em nenhum país para viver dessa forma, imagine essa situação, você pode passar 3 meses na Europa, depois passar mais 3 meses na Tailândia, outros 3 meses na Indonésia, passar um tempo no Brasil de vez em quando. Ir para os EUA uns 6 meses, etc.

As possibilidades são infinitas.

4 – Conhecer pessoas do mundo todo

Toda essa flexibilidade geográfica te permitirá conhecer pessoas do mundo todo. O networking é absurdo.

Além de você, milhares de outras pessoas vivem esse estilo de vida. Essas conexões geram novas oportunidades de trabalho, coisas que você nem sonhava que existiam começam fazer sentido. Profissões que você jamais imaginou começam aparecer.


Desvantagens de ser Nômade Digital

1 – Vida Social

Se você tiver um parceiro ou parceira que encare essa vida com você, isso não é uma desvantagem.

No entanto, as pessoas que embarcam nessa sozinhos possuem maior dificuldade de manter um relacionamento estável por estarem sempre na estrada.

Amigos você fará vários, mas lidar com despedidas é praticamente algo rotineiro entre os nômades digitais.

2 – Instabilidade

Acredito que nada na vida é estável, nem mesmo para um funcionário público no Brasil. No entanto, o nível de instabilidade de um nômade digital pode ser bem maior.

Isso é mais intenso ainda para quem vive de freelancer, ou não tem clientes fixos. Uma semana pode ser vacas gordas outra de vagas magras.

Gerenciar finanças é habilidade que todo nômade digital precisa ter para saber lidar com essas oscilações. Se fizer isso bem, nem será uma desvantagem tão grande assim.


Caminhos para se tornar um nômade digital

Você acha que esse estilo de vida é para você ? Pergunto isso, porque muitas pessoas precisam de raízes e estabilidade. Outras lidam super bem com isso e desejam ter essa liberdade.

Antes de mais nada, um conselho. Não chute o balde, não largue tudo, vamos dar um passo de cada vez nesse caminho. 

Planejar essa decisão é fundamental, e saiba que o início dessa transição é árduo para a maioria das pessoas.

Que tal começar com algumas experiências para você amadurecer a ideia, veja aqui algumas sugestões de como iniciar esse processo:

1 – Trabalho Remoto

Se você trabalha para alguma empresa, instituição, órgão público, procure saber se eles oferecem algum programa de trabalho remoto (Home Office).

Em caso positivo, procure saber se você poderia aderir ao programa, e comece ter essa experiência de trabalhar de casa.

Algumas empresas permitem fazer isso em forma de rodízio, outras permite alguns dias da semana, outras já permitem fazer isso em tempo integral.

Caso sua empresa não permita, converse com seu chefe ou até RH sobre seu interesse. Mostre as vantagens e sugira uma experiência. 

Que tal oferecer produzir mais trabalhando de casa ? Você evitará tempo no trânsito se deslocando, pessoas te interrompendo, isso te tornará mais produtivo. Discuta esse assunto, cheguem num acordo.

2 – Freelancer

Você é especialista em algum assunto ?

É possível realizar seu serviço de forma remota ?

Então comece oferecer seus serviços, você começará a testar a entrega, gerenciar seu tempo. Tente fazer isso no seu tempo livre, sei que é desgastante no início acumular trabalhos, mas lembre-se esse é o primeiro passo para a liberdade.

3 – Empreendedor

Você tem um empresa ? Virou escravo do seu próprio negócio ?

Atitude, você pode sair dessa prisão.

Identifique funcionários de confiança, comece delegar mais (sei que é difícil) mas você precisa praticar.

Faça isso gradualmente, comece ir menos a empresa, vá tentando administrar de casa. Aos poucos você conseguirá fazer a transição e tocar seu negócio de qualquer lugar.

Os resultados não acontecem do dia para noite. Paciência e resiliência para chegar no seu objetivo.


Próximos passos …

Você está convencido de que esse estilo de vida é possível ?

Mais importante, você realmente que ter uma vida com liberdade, poder trabalhar e ganhar dinheiro online e viajar o mundo ?

Seu sonho é ter uma vida com total LIBERDADE ?

Se voce respondeu sim para essas perguntas, chegou a hora de dar o próximo passo.

Eu preparei um e-book completo para você poder planejar sua decisão de forma consciente.

Nesse livro você vai entender detalhadamente sobre esse estilo de vida, como se planejar para ser um nômade digital, como ser um nômade produtivo e como conseguir ganhar dinheiro online.

Você encontrará dicas de como conseguir um trabalho online das mais diversas formas possíveis (remoto, freelance, empreendendo, oferecendo seu conhecimento, etc)

Você aprenderá ter renda passiva e deixar o dinheiro trabalhando para você.

Vou te apresentar mais de 100 sites e plataformas online que oferecem vagas de trabalho remoto, ou que você possa oferecer seus serviços no Brasil e no mundo.

Está preparado para transformar sua vida ?

BOTAO EBOOK NOMADE 300x37 - Nômade Digital: Trabalhar online e viajar o mundo

*Envio do e-book será imediato após aprovação do pagamento.

pinit fg en rect red 28 - Nômade Digital: Trabalhar online e viajar o mundo

1 comentário em “Nômade Digital: Trabalhar online e viajar o mundo

  1. Pingback: O que é sabático ? Entenda e saiba como planejar o seu - Vai com Bruno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *