O que é sabático ?
Ano sabático, período sabático, afinal o que é sabático e todos esses termos derivados que ouvimos em todo canto ?
Aos poucos vi algumas definições sobre o que significa sabático, mas por fim criei o meu próprio significado.
Sabático
Para mim é um processo de auto-conhecimento, em que você tira um período para cuidar de você mesmo. Pode ser um mês, um ano, não importa. Desde que seja um período de auto reflexão e que gere algum tipo de transformação pessoal
significado de sabático
No dicionário, você encontrará que o significado de sabático é “relativo a um período em que alguma atividade regular é interrompida”.
Ano Sabático
Outro termo muito utilizado é o “ano sabático“, que teoricamente se refere a um período sabático com duração de um ano.
O termo ano sabático ficou popular pois ser comum as pessoas dizerem que vão tirar um ano para viajar, pensar, refletir, ou seja, um ano de sabático.
Mas com eu disse não exite um prazo definido para fazer um sabático, e por isso não gosto de usar esse termo.
O meu mesmo foi um período bem menor e vou contar como foi no final desse artigo.
Bom, esse assunto é longo, e podemos debater por um bom tempo. Mas se você está aqui provavelmente está querendo saber um pouco mais sobre o assunto, como funciona, devo ou não fazer um sabático, por onde começar, tomar a decisão se planejar e finalmente partir.
Antecipo que é o processo difícil, mas estou aqui para te ajudar e tornar tudo mais fácil e você poder realizar uma das maiores decisões da sua vida com pé no chão.
Por que fazer um sabático ?
Esse artigo é um relato pessoal, e minha reflexão sobre o assunto, talvez você se identifique talvez não. Mas quero tentar mostrar por que todo mundo merece e deveria fazer um sabático.
Você deve fazer um sabático para:
- Se conhecer melhor;
- Refletir e entender melhor a vida que você está levando;
- Entender e definir quais suas prioridades;
- Se desafiar fora da sua zona de conforto;
- Aprender uma atividade nova e prazerosa;
- Abrir a mente;
- Se livrar de pré-conceitos;
- Conhecer novas pessoas, culturas;
- Aprender um novo idioma;
Várias outras coisas podem ser citadas, esses foram apenas alguns exemplos.
A maioria das pessoas que conheço fazem um sabático quando estão passando ou acabaram de passar por um momento muito difícil, uma perda na família, uma insatisfação profissional, uma separação, etc.
Mas não necessariamente você precisa estar passando por algo assim, você pode estar em perfeita harmonia e satisfeito e querer tirar esse tempo pra você. Sem problemas !!
Antes de seguir com esse texto, quero que você para um segundo e pense;
Eu gostaria desse tempo pra mim ?
Eu quero passar por uma transformação ?
Eu quero enxergar coisas que estão na minha frente e não vejo ?
Se sua resposta for sim para alguma dessas perguntas, recomendo continuar a leitura, vou te mostrar quais os passos que você deve seguir para concretizar o seu sabático.
Como planejar um sabático ?
Já falei que o processo de decisão do sabático não é fácil.
Você vai se perguntar e se boicotar muitas vezes; Não tenho dinheiro suficiente, não posso abandonar meu emprego, minha carreira, as pessoas que eu amo, não posso deixar tudo para trás, nunca fui nem na padaria sozinho (a), como vou me virar lá fora ?
Calma !!!
Quem falou que o sabático é algo definitivo e que você precisa chutar o balde, largar tudo ? Eu que não fui !!
Primeiro ponto, você é capaz de tudo que deseja, basta correr atrás e ter foco.
Segundo, você precisa ter planejamento, você não vai fazer um sabático da noite pro dia. Você terá tempo para se planejar financeiramente e logisticamente.
Você não vai chutar o balde, você está tirando um tempo apenas. Você vai voltar e vai se preparar para isso.
Você é capaz de voltar e se recolocar no mercado de trabalho se assim desejar, nossos medos tomam contam de nossa mente e nos paralisam.
Eu sei o que você está sentindo, é normal.
Passei por tudo isso, mas escolhi não passar por tudo isso sozinho. Nesse processo encontre a Dani e Mari do sabático na prática.
Elas já passaram por todo esse processo, e tiveram a brilhante ideia de ajudar pessoas que desejam fazer um sabático.
Elas investiram tempo, dinheiro e já passaram por todas as dificuldades, dilemas, pensamentos, angústias de quem pensa e deseja fazer um sabático e vieram para facilitar nossa vida.
Se não fosse por elas talvez eu nunca teria tirado esse projeto do papel.
Sabe aquele empurrão que as vezes a gente precisa para tomar uma decisão ?
Então se você deseja viajar o mundo, tirar esse tempo para você e não sabe como tirar isso do papel, aconselho a vocês a conhecerem melhor a proposta delas clicando aqui.
Tenho certeza que você se sentirá muito mais confiante no seu processo.
Essa é uma decisão muito importante na nossa vida, foi fundamental ter alguém que me passasse tanta confiança nesse caminho.
Na dúvida se vai fazer um sabático ? Então que tal uma viagem internacional para experimentar e com preços de aéreo + hospedagem à partir de R$ 699,00 – CONFIRA –
Como foi meu sabático
Eu considero o meu um mini sabático. Como eu disso não tem prazo certo, eu tirei 30 dias que foram de extrema importância para uma auto-reflexão.
Eu estava em uma fase de extrema cobrança no trabalho, vivendo para trabalhar e não trabalhando para viver.
Aquilo foi perdendo o sentido para mim, eu precisava de um tempo. Tirar férias não era uma opção. Pois ao tirar férias por mais que desligamos um pouco de tudo e de nossa rotina, acabamos envolvendo em outras coisas que ocupa nossa mente.
Eu precisa sair para refletir naquilo tudo e pensar nos próximos passos.
Então decidi ir para África do Sul, conheci esse belo país que me encantou, mas ali eu me vi em grandes cidades, com muita gente e senti falta do silêncio.
Então eu decidi ir para Tanzânia, mais especificamente para Zanzibar, uma ilha no oceano índico.
Ali fiquei um tempo hospedado num praia bem isolada, encontrei a paz e o silêncio que eu precisava.
![O que é sabático ? Entenda e saiba como planejar o seu ano sabatico 1024x575 - O que é sabático ? Entenda e saiba como planejar o seu](https://vaicombruno.com.br/wp-content/uploads/2019/11/ano-sabatico-1024x575.jpg)
O tempo voa e quando percebi já era hora de voltar. Por uma lado eu queria ficar mais, por outro lado, ter definido um prazo curto foi fundamental para eu agir logo e tomar as decisões que eu deveria tomar.
Voltei, de volta ao meu trabalho e a vida que estava me consumindo, mas agora diferente. Eu estava preparado para mudar e com a clareza de que eu faria a escolha certa.
Por força de alguma energia ou pela minha vontade extrema de mudar minha situação no mesmo mês que eu voltei eu estava mudando de cidade, consegui recolocar em outra posição no trabalho, algo que fazia mais sentido pra mim. Vida nova. Amém !!
Portanto, a vida continua, e continua muito melhor depois do sabático. Não adie sua decisão, planeje-se e defina um prazo para concretizar.
E lembre-se que pode tornar isso mais fácil com a ajuda do sabático na prática.
Já estou preparando o meu próximo sabático e em breve conto mais.
[ads_color_box color_background=”#eee” color_text=”#444″]Você já ouviu falar em Nomadismo Digital ? E como algumas pessoas conseguem viajar o mundo trabalhando ? Se você não sabe como isso é possível ou deseja saber mais sobre o assunto, não deixe de ler esse artigo completo sobre Nomadismo Digital.[/ads_color_box]