Primeira vez no Aeroporto e como não se perder

Como é viajar pela primeira vez de avião e como funciona um aeroporto.

Eu fiquei surpreso  com a quantidade de pessoas com receio de viajar pela primeira vez, com medo do aeroporto, de ficar perdido, como funciona a conexão de voo entre outras duvidas que eu vou tratar nesse artigo.

Portanto se você está com medo de aeroporto e quer saber como funciona todo esse processo, vou te mostrar as áreas do aeroporto que você deverá ir, como trocar de avião na conexão, e tudo para você viajar tranquilo, e você vai tirar de letra.

Então vamos pra esse passo a passo de como é a primeira vez no aeroporto.

1 – Compra da passagem aérea

O primeiro passo é a compra da passagem, que você já deve ter feito. Você pode comprar diretamente no site das cias aéreas ou por agencias.

Se comprou no site da cia, você vai receber seu bilhete eletrônico e o código da reserva por email. Guarde essas informações que você vai precisar delas para o check-in.

Se você comprou por agência, provavelmente vai receber por email também, caso não tenha recebido você deverá entrar em contato com agência e solicitar essas informações.

 

2 – Como fazer checkin do seu voo

O segundo passo é o checkin, você poderá fazer essa etapa online pelo site da cia ou aplicativo. Eu recomendo baixar o app da cia para facilitar esse processo.

O ckeckin on line pode ser feito na maioria das cias aéreas entre 48 h e 70 minutos antes do voo, você poderá conferir essa regra diretamente no site da cia que você estiver viajando.

Para fazer o checkin online você irá preencher o seu código de reserva e seu nome, além de preencher com seus dados pessoais.

Eu recomendo fazer seu checkin online assim que estiver liberado, isso porque atualmente a maioria das cias aéreas cobram uma tarifa para marcar o assento na hora de comprar o bilhete, e no momento que libera o checkin você poderá escolher seu assento gratuitamente. Portanto quanto antes você realizar o ckeckin maior a probabilidade de conseguir bons assentos.

Mesmo que você tenha mala para despachar, realize o checkin online para garantir seu assento. No aeroporto você terá um atendimento exclusivo para quem já fez checkin e só precisa entregar as malas.

Finalizado o checkin online você receberá o cartão de embarque digital. Salve ele pois você irá precisar no aeroporto.

3 – Ir para o aeroporto com antecedência 

Planeje seu tempo, para voos nacionais recomenda-se chegar um 1 hora de antecedência, e para voos internacionais 3h de antecedência.

Esse tempo deve ser calculado para ficar no aeroporto, portanto você deverá adicionar o tempo de deslocamento de sua casa ou hotel até o aeroporto, se vai ter transito, etc.

Esse tempo é muito importante porque o embarque de voos domésticos começam 40 minutos antes do horário do voo, e 1 hora antes para os voos internacionais, além do tempo de check-in, controle de segurança e raio-x, deslocamento até os portões, e vamos tratar de todos eles agora.

4 – Despachar as Malas

Uma vez no aeroporto o quarto passo é o checkin e entrega das malas.

Se você não fez o checkin online procure os guichês da cia aérea que você está voando, há monitores acima dos guichês indicando os voos, e a categoria de clientes, pois há filas para clientes preferenciais por lei e clientes vips da cia, que são clientes que possuem status diferenciado por voarem com frequencia na cia ou por terem cartões de créditos especiais das cias. Além das filas comuns.

Procure a fila para checkin do seu voo, na dúvida há sempre atendentes das cias para te auxiliar nas filas.

Caso você já tenha feito o checkin online você poderá procurar a fila especial para entrega de bagagem.

Em alguns aeroportos há monitores em que você poderá fazer o checkin, basta informar seu código de reserva e sobrenome, seguir os passos e imprimir seu cartão de embarque, inclusive alguns desses terminais já imprimem a etiqueta da sua bagagem que será despachada.

Finalizado entregue sua mala para ser despachada e siga para o embarque.

BAGAGEM DESPACHADA 1024x576 - Primeira vez no Aeroporto e como não se perder

5 – Raio – X

O quinto passo é seguir para o embarque, nesse momento você deverá ter cartão de embarque impresso ou cartão de embarque digital no seu celular pra quem fez o checkin online, um agente irá escanear o código de barras e liberar seu acesso para o raio -x.

Lembre-se das regras de mala de mão, na maioria das cias você poderá entrar com uma mala de até 10kg dentro das dimensões permitidas e um item pessoal, que pode ser uma mochila pequena, ou bolsa.

No raio-x você deverá deixar na bandeja os metais, como relógio, celular, chaves, moedas, cinto, jóias e bijuterias.

Se você estiver carregando notebook, esse deverá ser retirado da mala e estar a mostra para passar no raio-x.

Você deverá passar também no raio-x, e se apitar não desepere, confira se não esqueceu nenhum metal, retire, coloque na bandeja e passe outra vez.

6 – Seguir para o Portão de Embarque

Depois que passar no raio-x você estará na área de embarque no aeroporto, lá você terá lojas como do duty free, restaurantes, cafeterias, assentos para esperar seu voo, alguns oferecem salas vips para clientes exclusivos.

Veja como funciona uma sala vip e como acessar no vídeo abaixo em que explico todos os passos. 

Mas o nosso foco agora é encontrar o portão que vai sair o seu voo.

Há vários monitores espalhados na área de embarque que informam origem, destino e horário do voo, nesses monitores também aparecem o portão de embarque.

Confira essa informação e siga para seu portão, sempre terá placas indicativas mostrando os números e a direção do portão.

Se no monitor não tiver o número do seu portão, não entre em pânico, é super normal, muitas vezes essa informação só vai aparecer minutos antes de começar o seu embarque.

Pode acontecer também deles mudarem um numero do portão que eles já tinham informado, portanto você sempre deve estar atento a esses monitores, pois poderá ter que caminhar entre as extremos do aeroporto em poucos minutos, isso já aconteceu algumas vezes comigo.

 7 – Embarque 

Localizado seu portão, chegou a hora do embarque, na frente do portão você terá um monitor com o número do voo, a cia aérea e o destino.

A cia aérea irá avisar através dos auto falantes quando embarque irá começar. Via de regra para voos nacionais o embarque começa 40 minutos antes do voo, e 1 h antes para voos internacionais, então o recomendado é já estar no portão nesse tempo.

Mas atrasos ocorrem o tempo todo nos aeroportos, por isso tem que estar sempre atento aos monitores e chamadas no auto-falante.

Quando o embarque começar serão chamados para iniciar as prioridades por lei, como idosos, cadeirantes, grávidas e acompanhantes.

Em seguida os clientes com prioridade na cia, que são clientes portadores de status na cia e cartões de crédito especiais que dão esse beneficio.

Em seguida começa o embarque dos demais passageiros que normalmente é feito em grupos. O seu grupo estará indicado no seu cartão de embarque.

Haverá filas especificas para cada grupo, procure a sua e aguarde ser chamado.

BAGAGEM DESPACHADA 1024x576 - Primeira vez no Aeroporto e como não se perder

8 – Dentro do Avião

Já dentro do avião, coloque sua mala nos compartimentos disponíveis acima de seu assento ou no lugar que tiver espaço. Afivele os cintos de segurança e tenha uma ótima viagem.

9 – Desembarque 

Ao chegar no seu destino você irá desembarcar e seguir as placas para a saído do aeroporto, você passará pelas esteiras para retirar sua mala.

Se você tiver em um aeroporto grande haverá monitores indicando o numero dos voos que chegaram e o número da esteira correspondente que estarão as malas daquele voo.

Se o seu voo  for internacional, antes de retirar as malas você passará pelo controle de passaportes e pela imigração, um agente irá conferir seus documentos e liberar sua entrada no país.

10 – Como funciona a conexão de voos no Aeroporto

Agora que você já entendeu todo o processo no aeroporto agora vamos ao processo de conexão, que é o temor e muita gente.

Conexão é quando você compra uma passagem para um destino mas para em algum aeroporto no meio do caminho.

Por exemplo, você comprou uma passagem de Brasília para Recife, mas tem uma conexão no aeroporto de congonhas em São Paulo.

Nào tem o que temer, vamos aos procedimentos que de conexão.

Usando o exemplo anterior, você saiu de Brasília e chegou em congonhas, e seu próximo voo sai daqui 20 minutos para o seu destino final que é recife, será que dá tempo ? o que eu tenho que fazer, fico no avião, saio e troco de aeronave ?

Vamos lá !

Via de regra você deverá sim sair do avião,  você só vai permanecer na aeronave se o comissário avisar que os passageiros em conexão para Recife (como dei de exemplo) devem permanecer na aeronave.

Caso não avisem nada você desembarque normalmente.

Ao sair do avião você estará na área de embarque do aeroporto que te dará acesso a todos os portões que já falamos anteriormente.

Portanto ao invés de caminhar em direção a saída do aeroporto, você deverá permanecer na área de embarque, procurar os monitores e verificar em qual portão vai sair seu próximo voo.

Uma vez identificado é só seguir para o portão e aguardar o embarque.

Esse processo é muito rápido, é só o tempo de você se deslocar de um portão para o outro, portanto em poucos minutos você consegue fazer isso.

pinit fg en rect red 28 - Primeira vez no Aeroporto e como não se perder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *