Varadero – Cuba |Dicas, roteiro, o que fazer, como chegar

Resumo do Artigo:

Nesse artigo você encontrará:

Varadero – Cuba: o que fazer | como chegar | quando ir | compras | preços | praias | férias | hotéis e hospedagem |de avião | de trem | de ônibus | de carro | de balsa | um dia | gastronomia | bares e restaurantes | segurança |


Varadero - caribe cubano
Vista da costa de Varadero no Hotel Melia

Esse artigo sobre Varadero faz parte da série de artigos sobre Cuba. Caso você precise de informações detalhadas sobre como planejar sua viagem para Cuba, documentos, visto, passagens, vacinas, etc, você poderá conferir clicando no artigo sobre Havana, além de poder ler o roteiro completo sobre a cidade.


Varadero 

Varadero é uma estância balneária de Cuba pertencente ao município de Cárdenas, província de Matanzas.

Com praias paradisíacas e situado apenas 215 km de Havana (capital de Cuba), Varadero se tornou parada obrigatória para que visita o país.


Como Chegar

É possível chegar a Varadero de avião, no entanto, a grande maioria dos voos para Cuba chegam por Havana, devido a proximidade de Varadero da capital, a maneira mais comum é chegar por lá via terrestre.

Ainda sim, se você chegar pelo aeroporto de Varadero, ele está localizado a 30 km do centro da cidade e região hoteleira, para chegar ao centro você poderá pegar um taxi ou transporte privativo, valores podem variar de 15 a 30 CUC.

De trem, apesar de ter linha férrea na região, não recomendo esse meio de transporte que está sucateado e em más condições, além disso há constantes atrasos nas rotas de acordo com relatos de moradores locais.

De ônibus, existe ônibus público ligando Havana e Varadero, no entanto nem os próprios moradores da ilha consegue pegar facilmente esse ônibus. É muito comum ver moradores da nas estradas tentando caronas para poder se locomoverem entre cidades. No entanto o ônibus público não é uma opcão para os turistas.

Mas ainda existe um serviço de ônibus entre as principais cidades. Assim, você também pode chegar a Varadero de ônibus de grandes cidades como Havana , Trinidad, Santiago de Cuba e outras. Se falamos de Havana, existem 2 empresas que oferecem um  de ônibus de Havana para Varadero. São eles, Astro e Viazul, este último possui um site onde você pode ver a programação e rotas atuais.

A tarifa de Havana para Varadero nesse ônibus será de 10 CUC, a duração da viagem é de aproximadamente 3,5 horas.

Os ônibus Viazul partem de Havana a partir do terminal na Avenida 26 e Zoológico, Nuevo Vedado já o Astro da estação na Av de la Indepencia e Calle 19 de Mayo Havana.

Em Varadero, todos chegam à estação de ônibus Terminal de ônibusque está localizado na própria vila de Varadero, portanto, dependendo de onde estiver o seu hotel / apartamento, você poderá ir a pé, de táxi ou de ônibus.

Lembrando que indo de ônibus você ainda terá o gasto com taxi/transporte do seu local de hospedagem de Havana até o terminal/ponto de ônibus, esse valor pode sair mais caro que o ticket até Varadero.

De carro, você pode chegar a Varadero de qualquer lugar em Cuba. Você pode alugar um carro, ou tentar negociar com alguém da população local, taxista. Por exemplo, de Havana para Varadero fica de 70 a 80 CUC (negocia antes de embarcar). Se você estiver com mais pessoas essa pode ser a opção mais prática e rápida.

De barco/balsa/cruzeiro, as cidades mais próximas a Varadero, onde existem portos marítimos, são Havana e Mantansas, não cheguei viajar de barco mas existe essa opção os preços de um cruzeiro semanal pode custar na faixa de 400 a 500 dólares nas cabines econômicas. 


Quando ir

Cuba possui clima quente o ano todo (média de 23 a 32 gruas), qualquer época do ano você poderá aproveitar o país.

A temporada mais cheia vai de novembro a março. Naturalmente, essas são as datas mais caras e um grande número de turistas. Mas vamos falar sobre cada temporada com mais detalhes.
As chuvas acontecem frequentemente, mas assim como no restante do caribe, são chuvas passageiras que não chegam ser um impeditivo para a viagem.

De agosto a outubro é temporada de furacões, mas Cuba está numa região de baixo risco.

Varadero - Cuba / caribe
Praia de Varadero 21 km de extensão e areia branca

Qual melhor local para ficar em Varadero ?

A praia de Varadero é praticamente a mesma em toda região hoteleira, mas vou dividir a região em três partes e explicar melhor cada uma delas e sugerir alguns hotéis de cada região que podem ser reservados diretamente com o booking com confirmação imediata.

Primeira zona

A primeira zona (do Oasis Hotel ao Mercure Cuatro Palmas Hotel) é o próprio Varadero. Quase todos os restaurantes, bares, cafés e parques de Varadero estão concentrados aqui. 

Também aqui você encontrará um grande número de hotéis de classe econômica (3 estrelas). 

Há mais jovens por aqui que não fazem tanta questão de hotéis luxuosos. Na alta temporada, é muito barulhento. 

Gran Caribe Sun Beach – opção mais simples

Gran Caribe (já em praia Caleta, ao lado de Varadero)

Segunda zona

A segunda zona (do Barcelo Solymar ao Iberostar Tainos) é o meio de Varadero. 

Existem bons hotéis de 4 a 5 estrelas com diferentes políticas de preços. Quase todos os hotéis têm sua própria área de frente para praia.

Para mim, esta é a melhor área para ficar. 

Melia Varadero – All Inclusive (uma das melhore opções em Varadero)

Barceló Solymar – All Inclusive

Be Live  – Somente Adultos

Terceira zona

A terceira zona (do Melia Las Antillas à Blau Marina Varadero) é a parte mais distante de Varadero. Quase todos os hotéis são de 5 estrelas, lembrando que esses hotéis de alto padrão de Cuba, considerado 5 estrelas, não são exatamente o mesmo padrão que encontramos em outros países. Certamente o serviço será bom, mas diminua um pouco suas expectativas quando falamos de hotéis em Cuba.

É uma região mais calma, menos badalada, os hotéis possuem mais casais com filhos, e idosos. Pelo fato de estar mais distante do centro, caso precise se deslocar, terá gastos com taxis.

Blau Varadero (apenas para adultos) – ideal para quem quer descansar 

Iberostar Selection Varadero 

Varadero Cuba dicas
Hotel Melia Varadero

Quanto custa viajar para Varadero – Cuba ?

Varadero é sem dúvida um local de resorts, portanto, ao escolher onde ficar, provavelmente você terá que ficar num hotel, mas há como encontrar casas particulares como em Havana.

Como existem problemas com a Internet em Cuba você pode ter alguma dificuldade em fazer reservas em hotéis que não pertençam as grandes redes hoteleiras.

Caso contrário você conseguirá fazer suas reservas pelo booking com confirmação imediata. As diárias nos resorts podem varia de 100 a 500 dólares, muitos desses hotéis possuem o regime all inclusive, ideal para descansar nas férias.

Em casas particulares em hotéis mais simples você poderá encontrar diárias na faixa de 40 a 60 dólares.


O que fazer em Varadero

Varadero é absolutamente um lugar de resort, por isso não há grandes atrações, aproiveitar as praias é de fato o melhor a se fazer por lá. Mas separei algumas atrações caso você queira sair um pouco do hotel.

Dolphinarium – Opção de showns e nado com golfinhos. (Se você não curte turismo com animais com certeza não deve incluir esse passeio em seu roteiro).  Custo:  espetáculo – 15 USD / 5 USD adulto / criança; nadar com golfinhos – 93 USD / 73 USD adulto / criança

Josone Park é o maior parque da cidade de Varadero. Aqui você pode ver várias plantas, pássaros, um lago artificial, e alguns restaurantes.

O Museu Municipal de Varadero é uma aparência de um museu de história local. Honestamente, não há nada muito interessante por aqui. Bilhete custa 1 CUC. O Cabaret Mediterraneo não é o melhor show de cabaré em Cuba, mas se você nunca esteve nesses lugares e não terá a oportunidade de assistir ao show de cabaré Tropicana em Havana ou pelo menos em Matanzas (30 km de Varadero), então vá nesse aqui.
Ambrosio Cave é uma caverna cheia de estalagmites e estalactites, além de morcegos. Nas paredes de mais de 50 desenhos da era pré-colombiana. A entrada custa 5 USD.


Praias

Provavelmente você ficará apenas na praia de Varadero que possui 21km de extensão, com areia branca, mar limpo e onde ficam os hotéis.

Ainda póximo de Varadero, você poderá visitar as praias; Coral beach, playa mayor e Karabelas.

Outro praia linda para se visitar (foi a minha preferida) é Cayo Blanco, há passeios de barco que saem de Varadero até esse paraíso de águas cristalinas.

Os passeios oferecem almoço e você passará a tarde na ilha, há opções de barcos que param em uma região para nado com golfinhos (opcional).

Não dei sorte com o almoço que me foi servido, muito ruim mesmo. Havia opção de comprar lagosta fresca por 10 CUC, foi o que eu fiz, essa sim estava bem gostosa.

Cayo Blanco, cuba, varadero
Passeios de barco para Varadero até Cayo Blanco – Paraíso na terra
Golfinhos em Cuba, varadero, cayo blanco
Há passeios para nado com golfinhos saindo de Varadero.

Esportes aquáticos e radicais

Como qualquer resort de cidade de praia, Varadero oferece uma variedade de esportes aquáticos: mergulho, snorkeling, windsurf, jet ski, catamarã, vela e assim por diante. Você pode encontrar muito disso na praia apenas caminhando pela praia de Varadero.

Se você quiser mergulhar, é melhor entrar em contato com os centros de mergulho locais que possuem credenciamento profissional e onde você pode fazer cursos de um ou dois dias se você nunca tiver mergulhado antes. Aqui estão os 3 principais centros de mergulho:

  • Centro de Mergulho Barracuda (endereço Avenida Kawama y Calle 4).
  • Centro de Mergulho Gaviota (endereço: Marina Gaviota, Autopista Sur).
  • ScubaLiber Varadero (Endereço: Calle 36 e / 1 y autopista | Suite # 22).

O custo aproximado para um treinamento de um dia é de 170 CUC, um mergulho único sai por cerca 75 CUC, dependendo do local do mergulho e da estação.

Os 3 principais locais para mergulhar:

  • Cayo Piedra del Norte, Cuba (além do mundo subaquático, está na moda ver aviões e navios especialmente inundados.
  • Playa Coral (praia com um grande recife de coral).
  • Bahía de Cochinos (possível mergulho profundo).

Também nesses lugares você pode praticar snorkeling, o custo aproximado é de 35 a 50 dólares.

Alguns hotéis de luxo oferecem algumas atividades aquáticas gratuitamente (incluso na diária).


Bares e Restaurantes

Se você estiver em algum hotel all inclusive, vai acabar aproveitando os restaurantes do hotel, mas caso não esteja em um desses hotéis, ou mesmo que estiver e quiser dar uma saidinha, seguem algumas sugestões:

Econômicos (até 15 CUC)

 

  • Kiki’s (endereço: Avenida kawama calle 5).
  • La Vicaria (endereço: Ave. 1ra y 38).
  • El Caney (endereço: Avenida Playa E / 42 e 43).
  • Casa de Miel (endereço: Premira Avenida e Rua 25).
  • El Melaito (endereço: Calle 38 y 1ra Ave).

Médios (20 a 30 CUC)

 

  • Waco’s Club (Endereço: Avenida 3RA).
  • La Casa De Al (endereço: Avenida Kawama).
  • La Casa del Chef (endereço: Avenida Primera y 12).
  • Kike-Kcho (Endereço: Autopista sur, Final).
  • Dante (Endereço: Calle 1ra. E / 56 e 58, Parque Josone)

Caros (40 CUC ou mais)

 

  • Xanadu (Endereço: Varadero Golf Course | DuPont Mansion).
  • Restaurant La Arcada (Endereço: Melia Las Americas).

Bares

 

  • Calle 62 (Calle 62 e 1st Avenue).
  • Bar dos Beatles (Calle 59).
  • FM 17 (Avenida 1ª e Rua 17).
  • Benny Bar (Calle 12 e 13).

Casas Noturnas

  • Cabaré Continental (Hotel Internacional, Avenida Las Americas).
  • Havana Club (Calle 62).
  • Clube Mambo (Carretera de Las Morlas, km. 14).
  • Casa da Música (Avenida Playa entre 42 e 43).
  • Cuevos Los Pirates.

Segurança

A polícia circula constantemente pelos resorts e presta especial atenção ao fato de que os turistas não são incomodados pelos cidadãos locais. Se um policial vê que um cubano se aproximou de você na rua, ele pode aparecer e perguntar se está tudo bem com você e se você precisa de ajuda.

Qual o motivo disso? Cuba é país pobre, os salários dos cidadãos são muito baixos. Os turistas pagam o valor de um salário mínimo cubando em um drink no hotel. Portanto os cubanos vêm nos turistas uma oportunidade de ganhar um renda extra oferecendo algum tipo de serviço ou até mesmo pedindo alguma quantia em dinheiro ou qualquer outra coisa.

Os cubanos podem simplesmente pedir algo: um boné, uma camiseta ou uma garrafa térmica, um sabonete.

Mas certamente é um país seguro, até porque há punições severas caso algum cubano cometa algum crime contra os turistas, portanto pode ficar tranquilo, em Cuba você terá muitos sorrisos e alegria desse povo incrível.


Compras

Cuba não é o local ideal para compras, mas muitas lojas de grife já estão instaladas no país, principalmente em Havana.

Ainda sim os preços não são atrativos. Mas quem resiste as comprinhas de lembranças e souvinirs ? Aqui estão algumas sugestões de onde encontrar:

 

  • Centro de Convenções e Shopping Plaza America (Endereço: Autopista Sur km. 11). Este centro comercial de 2500 metros quadrados é o maior de Cuba. Aqui você encontra várias butiques, alguns cafés e bares, uma farmácia, um banco, um supermercado, etc. Horário de funcionamento: das 10:00 às 20:30, diariamente.
  • Casa del Ron (casa de Roma) (endereço: Calle 63 y 1ra Avenida). Esta loja é completamente dedicada à bebida alcoólica mais popular de Cuba – o rum. Aqui você pode aprender tudo sobre o rum, experimentar diferentes variedades e, é claro, comprar o que quiser.
  • Casa del Habano (endereço: Calle 63 y 1ra Avenida). Há uma loja ao lado do Domo Roma, então, depois de provar diferentes variedades de rum, você pode se mudar para cá e aprender tudo sobre charutos cubanos.
  • Feria Artesanal Le Epoca (endereço: Calle 47 y 1ra Avenida). Este mercado aberto está localizado próximo ao Varadero Central Park. Aqui você encontra uma grande variedade de artesanatos tradicionais cubanos: pinturas, esculturas, máscaras, cerâmica, jóias, etc.
  • ARTex (endereço: Calle 12 y 1ra Avenida). É também um mercado de artesanato. Além disso, existe uma loja de música para fãs de ritmos cubanos.
  • El Encanto (endereço: Calle 36 y 1ra Avenida).
  • Plaza Caracol Minimercado (Endereço: Calle 42 y 1ra Avenida).
  • Caiman Shopping Mall (endereço: Calle 60 y 1ra Avenida).

Transporte, como se locomover em Varadero

Taxi – Este é o meio de transporte mais popular pela cidade, principalmente à noite. O custo da viagem consiste no preço por embarque + quilometragem. O embarque custa 1 CUC, o custo de 1 km é de cerca de 1 CUC.

Você pode chamar um táxi pedindo na recepção ou concierge do hotel. Em bares e restaurantes, e em outros locais turísticos, você mesmo os encontrará sem problemas. 

Pagamento em dinheiro (eu pelo menos não vi nenhum aceitando cartão).

Um ônibus especial de dois andares é organizado para turistas em Varadero. É fácil de reconhecer – é vermelho com a inscrição “Varadero Beach Tour”. Ele anda com frequência o dia todo e para em paradas especiais. Preço do bilhete – 5 CUC, é válido o dia todo. O ônibus circula em Varadero das 9h às 21h.

Carro – Em Cuba, é possível alugar um carro. As regras de aluguel são as mesmas de todos os lugares: idade a partir de 21 anos, experiência não inferior a 2 anos. Preços à partir de 65 USD por dia.

Você poderá ser solicitado a deixar um depósito calção no seu cartão de crédito. GPS nem sempre funciona por lá, portanto dirija em áreas sinalizadas e povoadas. 


Varadero com crianças e família

Descansar com as crianças é possível aqui. Alguns hotéis têm piscinas para crianças com escorregas e áreas de recreação infantil. A praia é arenosa e mar limpo e tranquilo na maioria das vezes.

Os restaurantes têm cadeiras altas, a comida é boa. As áreas do hotel são muito verdes, há um parque em Varadero, há um dolphinarium, como eu já disse, que pode ser uma opção de passeio com crianças.


Seguro Saúde

É obrigatório o seguro de saúde para quem viagem para Cuba a turismo. Portanto considere cotar seu seguro aqui, esse site é um comparador das melhores seguradoras e com os melhore preços. Você ainda terá um desconto exclusivo.


Agora que você já sabe um pouco mais sobre Varadero, espero que faça uma boa viagem e curta muito esse destino.

 

 

 

 

pinit fg en rect red 28 - Varadero - Cuba |Dicas, roteiro, o que fazer, como chegar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *