Como iniciar um Blog em 2020 – Tutorial para iniciantes

Milhares de artigos na Internet respondem à pergunta de como iniciar um blog, mas a maioria deles fala apenas dos primeiros passos, como escolher uma plataforma de hospedagem ou blog, registrar um nome de domínio. 

Não é tão simples assim. 

Antes de criar um blog, você precisa pensar sobre seu tópico, estrutura, estratégia de monetização etc.

Neste guia, tentei resumir minha própria experiência e recomendar as táticas e serviços que eu pessoalmente usei e confiei. 

Este guia pode parecer bastante extenso se você rolar a página para baixo, mas é fundamental saber todas as informações que estão aqui.

Em 10 minutos de leitura você terá ideia de todo o processo e tomar a decisão se deseja mudar de vida.

Já salve esse pin na sua pasta do Pinterest para ler mais tarde.

COMO INICIAR UM BLOG 683x1024 - Como iniciar um Blog em 2020 - Tutorial para iniciantes

 

É possível iniciar um blog gratuitamente ?

Sim é possível. Se você deseja iniciar um blog por hobby, pode iniciá-lo gratuitamente em uma das plataformas: WordPress, Ghost, Tumblr, Weebly, Medium, Wix e outras.

Mas imagine, mesmo que você tenha começado como um hobby e depois de um tempo, tenha percebido que esse é realmente o seu emprego dos sonhos e que deseja começar a ganhar dinheiro com o seu blog. (o que você vai ver que é totalmente possível).

Se você iniciou um blog em uma plataforma gratuita, suas opções de monetização (ganhar dinheiro com um blog) serão muito limitadas. 

Então, você precisará mover todo o conteúdo do blog, imagens, etc, tudo o que criou, para uma plataforma paga, e definitivamente precisará de algum especialista técnico para ajudá-lo.

Portanto, você terá que pagar pela mudança do site e tudo o que salvou iniciando um blog gratuitamente, seu gasto acabará sendo muito maior, afinal de contas, ter um blog hospedado com domínio e hospedagens pagos não custa muito caro.

Como iniciar um Blog no WordPress ?

Se você estiver prestes a criar um blog pela primeira vez na vida, provavelmente precisará de uma plataforma amplamente utilizada, fácil de manter e com uma grande comunidade de usuários, portanto, quando precisar de ajuda ou conselhos, poderá encontrar facilmente outras pessoas que usam a mesma plataforma.

Se tudo isso se aplicar a você, o WordPress.org é sua melhor escolha, utilizado cerca de 80% dos sites publicados.

E dificilmente será substituído em breve devido à enorme quantidade de temas, widgets, ferramentas de automação de marketing disponíveis para os proprietários de sites WordPress. 

Quando o seu blog aumentar, provavelmente você precisará encontrar um profissional para ajudá-lo a melhorar o site.

Com o WordPress, será fácil e relativamente barato, porque há uma enorme concorrência entre especialistas técnicos que trabalham com a plataforma WordPress.

Outra questão é se deve usar o WordPress.com como hoster gratuito ou pagar por um blog auto-hospedado. 

Se você criar um blog apenas por diversão, a hospedagem gratuita do WordPress.com será útil. Mas se você vai levar a sério esse projeto, e o vê como uma fonte potencial de renda, considere um pouco de investimento em hospedagem (não é caro).

O Blogger (pertence ao Google), e também com hospedagem gratuita, pode exibir anúncios, mas sempre ganha menos que um blog semelhante em uma hospedagem paga.

Alguns de vocês podem pensar, não é grande coisa – vou começar com um blog gratuito e, conforme for, vou mudar para uma plataforma paga.

Bem, para ser sincero, para você como iniciante, garantir uma simples transferência de todo o seu conteúdo para outra plataforma, pode ser uma tarefa bastante difícil. 

Como eu disse, se você quer criar um site de sucesso, a melhor maneira é iniciar um blog auto-hospedado no sistema de gerenciamento de conteúdo do WordPress.

Registro de nome de domínio

Quando você está pensando em algumas idéias de nomes de domínio, é importante entender que não existe uma receita única para o sucesso na nomeação de sites. 

Por um lado, ter um nome que explique a finalidade ou o tópico principal do seu site é uma prática comum. 

Por outro lado, às vezes escolher uma palavra estranha ou divertida pode ajudar uma empresa a se destacar dos concorrentes, mas não existe regra.

Você pode escolher uma dessas estratégias, lembre-se de algumas dicas adicionais:

  1. A regra de ouro da nomeação – torne o mais curto possível e fácil de memorizar.
  2. Os domínios .com e .com.br são sempre preferíveis, porque os usuários pensam automaticamente quando memorizam domínios.
  3. Não use números e hífens no seu domínio, pois eles são difíceis de ler e lembrar.
  4. Esse nome também deverá ser utilizado nas suas redes sociais, portanto verifique se ele está disponível nas redes (facebook, instagram, pinterest, tiktok, youtube).

O registro do nome de domínio pode ser feito separadamente da sua hospedagem. 

Você pode encontrar alguns registradores de nomes de domínio on-line e comprar um domínio em um deles. Mas você também pode usar um pacote de hospedagem + nome de domínio e comprar as duas coisas juntas de uma empresa de hospedagem.

A que eu utilizo é a hostinger, eles oferecem as duas opções acima entre outros planos, possui suporte tecnico online, o que é fundamental para quando tiver algum problema, os preços começam por apenas R$2,99.

Escolhendo um tema para seu Blog

Agora que você já tem um domínio e hospedagem, está na hora de escolher um tema.

Antes de escolher queria te dar os parabéns !! Você chegou até aqui e isso quer dizer que seu projeto é sério e você está disposto a passar por essa transformação na sua vida.

Você criou um blog WordPress e é hora de pensar em sua aparência. 

O que determina a aparência do seu site é chamado TEMA. 

Se você vai ganhar dinheiro com seu blog, considere seriamente um investimento em um tema premium, que seja leve, que vai carregar rápido.

Outro fator determinante no tema é que ele seja auto responsivo, ou seja, ele funciona tanto para desktop quanto para smartphone. Atualmente mais de 70% dos sites já lidos pelo celular, seu blog TEM QUE estar pronto para isso.

Algumas sugestões de tema: Divi Theme, X-theme, Forest Theme

Existem vários temas gratuitos bons se quiser iniciar dessa forma.

Como otimizar o site para conversão

Há uma parte muito importante do seu blog, que é vista com muita frequência. 

Mesmo que um novo usuário esteja lendo uma das postagens do seu blog, muitas vezes ele clicará na página inicial, porque deseja ver do que se trata o seu blog. 

A primeira coisa que eles verão é a parte acima, ou o menu de seu blog.

Quando alguém chega à sua página inicial, você deseja canalizá-lo para executar determinadas ações.

A principal razão pela qual muitas pessoas iniciam um blog é obter resultados. Para atingir esse objetivo, seu blog precisa converter seus visitantes. 

Você precisa ser capaz de:

  • Inscrever os visitantes na sua lista de e-mail
  • Vender seus produtos.

Se você é novo no mundo dos blogs, é praticamente impossível descobrir o melhor layout por conta própria. 

Portanto, entre em blogs que você já conhece, que são famosos, e veja como eles fazem para coletar emails e oferecer seus produtos.

Agora basta replicar esse formato no seu blog, com seu tema e design.

Além disso, você precisa:

  • uma faixa no topo do seu blog, deixando claro os temas do blog;
  • um formulário de inscrição após cada postagem;
  • um widget de inscrição na barra lateral;
  • pop-ups de saída para aqueles que estão prestes a fechar a página

Como os blogueiros ganham dinheiro

São várias as formas de monetizar seu blog:

  • Anúncios do goolgle adsense
  • Anúncios de empresas diretas ou por agência de publicidade
  • Programas de afiliados com vendas no site com comissões
  • Venda de info produtos próprios, como ebooks, cursos online.
  • Venda de produtos físicos (loja e-commerce)

Entre outras formas, se você deseja se aprofundar nesse assunto sugiro ler o post que falo só disso:

Como ter idéias de artigos para o blog

Seu blog está pronto, agora você precisa colocar conteúdo.

Se você fez o dever de casa e escolheu um nicho que você domina, então não terá dificuldades em ter idéias do que falar.

Mais importante ainda, é descobrir o que as pessoas estão querendo saber nesse nicho.

Por exemplo, se seu nicho é sobre dieta vegana, as pessoas vão querer saber quais ingredientes podem substituir o ovo e o leite de vaca, receitas veganas fáceis e práticas, como manter uma dieta balanceada vegana, etc.

Algumas ferramentas podem te ajudar a encontrar esses assuntos. Basta você digitar uma palavra chave e ele vai te sugerir alguns temas relacionados a essa palavra chave, dessa forma você poderá escrever vários artigos com esses temas.

Uma das minhas ferramentas preferidas é a answer the public, tem a versão gratuita, que já vai te ajudar muito nesse processo.

Como gerar tráfego para o seu site

Agora que você já tem seus artigos você precisa do que considero o mais importante, audiência, ou seja, leitores no seu site.

Essa é a tarefa mais difícil, até porque se fosse fácil, todo mundo estaria fazendo. Mas com conhecimento você vai conseguir muito tráfego para seu blog.

São três as formas principais de você conseguir aumentar o volume de tráfego pro site.

O primeiro é pelas suas redes sociais, se você já tem uma audiência formada nessas redes, você pode compartilhar os links de seus artigos no twitter, facebook, instagram, youtube, dessa forma, você poderá gerar milhares de leitores em minutos.

Mas nem todo mundo tem uma audiência formada.

Por isso a segunda forma de atrair tráfego pro site é através das pesquisas no google.

Você como usuário faz dezenas de buscas diariamente no google, que traz como resultado sites que falam do assunto que você buscou.

Agora você é o dono(a) de um site desses que vai aparecer nos resultados. Mas para chegar nas primeiras páginas do google você precisa trabalhar muito bem SEO (Search enginge otimization), que é otimizar seus artigos para aparecerem nos resultados.

Seu artigo pode demorar meses, ou até anos para serem bem indexados, as vezes, dependendo da concorrência do assunto, pode nunca chegar nas primeiras páginas.

Esse assunto é bem extenso e fiz um artigo completo falando só sobre otimização de buscas no google, não deixe de ler.

A terceira forma de conseguir tráfego é através do Pinterest, já imaginou usar o pinterest para gerar milhares de leitores pro seu blog ?

Como eu uso o Pinterest para gerar tráfego pro meu Blog ?

Meu site tem um pouco mais de 1 ano de idade, e o tráfego pelo google era muito baixo devido a dificuldade que mencionei anteriormente.

Com o pinterest cheguei a ter mais 30 mil vizualizações mensais no meu blog, nos primeiros meses, com cerca de 90% do tráfego proveniente do Pinterest.

Comecei gerenciar outros blogs usando o pinterest com principal fonte de tráfego, e todos eles cresceram absurdamente rápido.

Se você estiver interessado em aumentar o tráfego do blog rapidamente usando o Pinterest, te convido a conhecer meu curso Lucrando com Pinterest, com mais de 6 horas de treinamento em vídeo, com minhas técnicas e estratégias sobre geração de tráfego com pinterest.

Posso garantir que pelo menos 50% das dicas e truques do Pinterest que compartilho com você no curso são absolutamente exclusivos e você não os encontrará em nenhum outro curso do Pinterest.

Se você não precisa crescer rápido e não se importa em trabalhar no seu trabalho das 9 às 5 horas por muito mais tempo, pode continuar lendo os conteúdos que posto aqui, porque também compartilho muito conteúdo bom e gratuito.

É apenas uma questão de quão rápido você deseja aumentar seu blog e tornar ele seu principal negócio.

Cadastre-se e seja avisado da próxima turma e recebe dicas exclusivas sobre o Pinterest.

pinit fg en rect red 28 - Como iniciar um Blog em 2020 - Tutorial para iniciantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *