Como se mudar para o Canada ?

Há várias formas de se mudar para o Canadá, seja através de vistos de estudante, trabalho ou programas de imigração oferecidos pelo país.

Nesse artigo você poderá consultar todas as formas de se mudar para o Canadá, tipos de visto e programas disponíveis para imigração.

como se mudar para o canada 1024x299 - Como se mudar para o Canada ?

Como Imigrar para o Canada ?

Você poderá imigrar para o Canadá por conta própria, pessoalmente, seguindo cada um dos passos que se encontravam na página oficial do Gabinete de Cidadania e Imigração Canadense (link).

Você também poderá fazer seu processo com o aconselhamento profissional e, portanto, realizar o processo sob orientação, de um advogado de imigração registado e aprovado pelo Governo do Canadá.

NOTA IMPORTANTE: É importante mencionar que todos os programas migratórios são dinâmicos e mudam de acordo com as necessidades das províncias, territórios e do país em geral.

É por isso que, através do site oficial de Migração e Cidadania do Governo do Canadá você poderá estar atualizado sobre o programa que mais lhe interesse e conhecer detalhadamente os requisitos para cada categoria de programa.

como imigrar para o canada 300x165 - Como se mudar para o Canada ?

Programas de Imigração Canada

O Canadá tem uma variedade de programas de imigração, adequados para diferentes perfis de pessoas, e é por isso que lhe vou dar uma visão geral das opções atuais de imigração que pode adotar para alcançar o seu objetivo de se mudar para o Canadá como residente permanente.

Os programas migratórios atualmente oferecidos pelo governo federal e entidades provinciais e territoriais são os seguintes:

  • Express Entry
  • Provincial nominees
  • Programas piloto: Atlantic Inmigration Pilot (Piloto de Imigração do Atlântico); Rural and Northern Immigration Pilot (Piloto de Imigração Rural e do Norte); Agri-Food Immigration Pilot (Piloto de Imigração Agroalimentária)
  • Trabalhadores qualificados selecionados no Quebec:
  • Cuidadores
  • Start-up Visa
  • Trabalhadores por conta propria
  • Patrocínio familiar
  • Refugiados
  • Estudantes

Express Entry

Este é um programa federal de imigração que teve início a 1 de janeiro de 2015 e tem como base uma soma de pontos.

Essa soma de pontos chama-se Comprehensive Ranking System (CRS) e consiste em atribuir pontos a seis fatores gerais do candidato que deseja obter a residência permanente.

Os seis fatores são: – Idade – Nível educativo – Experiência laboral – Domínio do idioma – Adaptação ao país – Oferta de emprego.

O fator de oferta de emprego não é obrigatório, mas sem dúvida atribuirá uma pontuação importante ao candidato.

Dentro de cada um destes fatores, há uma pontuação máxima e uma pontuação mínima, que no momento da redação deste artigo é da seguinte forma:

pontuacao express entry canada 1024x219 - Como se mudar para o Canada ?

Provincial nominees

Os Provincial nominees ou nomeações provinciais são programas de imigração operados pelo Território do Noroeste e por todas as províncias (exceto Quebec).

Para se candidatar a este programa deve seguir os parâmetros de seleção estabelecidos por cada província ou território, no entanto, todos exigem passar um exame médico, que será realizado por um médico designado pelas autoridades e a verificação do registo criminal do candidato.

Atualmente, existem duas maneiras de se inscrever neste programa, uma através do processo em papel (Paper-based process) e a outra usando o processo Express Entry, mas com uma variação deste programa, uma vez que é fundamental cumprir os requisitos estabelecidos pela província ou o território e expressar claramente a intenção e o interesse de se estabelecer nela(e).

Programas piloto

Atualmente, existem 3 programas piloto em que a parte interessada se pode inscrever:

Atlantic Inmigration Pilot (Piloto de Imigração do Atlântico): Este programa consiste em imigrar para o Canadá após se formar de uma escola ou trabalhar em alguma de estas províncias do Atlântico: New Brunswick, Prince Edward Island, Nova Scotia e Newfoundland and Labrador.

Rural and Northern Immigration Pilot (Piloto de Imigração Rural e do Norte): Este programa piloto começou no outono de 2019 e consiste em pequenas comunidades do país que se postulam ao governo federal em busca de apoiar a sua economia local através da imigração qualificada.

Agri-Food Immigration Pilot (Piloto de Imigração Agroalimentária): Este programa oferece a oportunidade de imigrar para o Canadá, trabalhando em indústrias e ocupações agroalimentares específicas, este programa estará disponível até maio de 2023.

Trabalhadores qualificados selecionados no Quebec

Este é o processo de inscrição para trabalhadores qualificados que desejam converter-se em residentes permanentes do Canadá e viver no Quebec.

O Quebec tem um acordo especial de imigração com o governo do Canadá, a província tem as suas próprias regras para escolher imigrantes que se adaptem bem a viver lá.

Para emigrar para o Canadá como um trabalhador qualificado selecionado pelo Quebec, o candidato deve enviar uma inscrição que será dividida nas seguintes 2 etapas:

Primeiro deve-se solicitar ao Governo do Quebec (CSQ) um Certificado de Seleção do Quebeq (Certificat de sélection du Québec [CSQ]).

A Província do Quebec avaliá-la-á usando as suas próprias regras.

Uma vez o aspirante receba o certificado mostrando que a Província do Quebec o aceitou como imigrante, concederão o CSQ e assim o aspirante solicitará a residência permanente no Departamento de Imigração do Canadá.

Para se inscrever neste programa, é necessário demonstrar um elevado conhecimento de francês, uma vez que esta província é francófona, o conhecimento do inglês será valorizado e, sem dúvida, dará ao candidato uma vantagem, mas o francês é fundamental.

Cuidadores (Caregivers)

Os cuidadores ou “caregivers” em inglês, é um programa para pessoas que desejam imigrar para o Canadá, prestando cuidados a crianças, idosos ou pessoas com necessidades médicas ou necessidades especiais; em todos estes casos, o candidato trabalharia como cuidador interno.

Start-up Visa

O Programa de Visto de Iniciação do Canadá destina-se a empresários imigrantes com as habilidades e o potencial para criar negócios no Canadá que sejam inovadores e gerem empregos para os canadianos e possam competir à escala global.

Neste caso, se a pessoa interessada em se radicar no Canadá tiver uma ideia de negócio inovadora, poderá obter apoio para a sua ideia de uma das organizações designadas pelo governo federal.

Este programa permite que o aspirante trabalhe temporariamente no Canadá enquanto se processa o pedido de residência permanente.

Trabalhadores por conta própria:

Este programa permite que as pessoas imigrem para o Canadá permanentemente como trabalhadores por conta própria.

O candidato interessado deve ter experiência relevante em atividades culturais ou desportivas e estar disposto e capaz de contribuir significativamente para a vida cultural ou desportiva do Canadá.

Patrocínio familiar

Um cidadão canadiano, uma pessoa registada no Canadá como aborígene pela Lei dos Aborígenes do Canadá ou um residente permanente do Canadá, todos estes com idade superior a 18 anos, pode patrocinar certos membros da família para que vivam, estudem ou trabalhem no Canadá.

Alguns destes familiares que podem ser patrocinados são: cônjuge,companheiro ou filhos dependentes; pais e avós; filhos e netos. Cada uma destas inscrições terá requisitos específicos, dependendo do parente ou membro da família a ser patrocinado.

Refugiados

Este programa é específico para pessoas que fogem do seu país e temem pelas suas vidas e buscam refúgio no Canadá.

O status que eles obteriam neste caso é o de refugiados.

No caso de brasileiros essa não é uma opção por vivermos em um país pacificado.

Estudantes

Outra alternativa para se mudar para o Canadá, que não lhe dará residência permanente diretamente, mas que lhe abre as portas a ela, seguindo uma série de etapas posteriores, é solicitar um visto de estudante, por isso o incluí em baixo.

O visto de estudante não oferece residência permanente ou os benefícios que esta oferece, mas dá a oportunidade de estudar e morar no país.

Além disso, em certos casos, pode-se estender a autorização de estudo e trabalhar enquanto se estuda mesmo depois de se formar.

É muito importante ter em conta que para solicitar um visto de estudante, é preciso uma carta de aceitação de uma instituição educacional designada.

Uma instituição educacional designada é uma escola aprovada pelo governo provincial ou territorial para receber estudantes internacionais.

Algo que quero esclarecer porque considero muito importante, pois pode levar a confusões: os cursos de idiomas não permitem que dê o próximo passo para aplicar a uma residência permanente, mas se permitirem a possibilidade, uma vez que aprimore o seu conhecimento da língua, que aplique em alguma das instituições educacionais designadas, que podem ser universidades e faculdades em todo o país.

Portanto, se o seu nível de inglês ou francês não for muito bom, pode chegar como estudante de qualquer um destes idiomas e depois converter-se, se o seu visto for aprovado, em estudante universitário ou pós-universitário.

O que é a residência permanente no Canada ?

Um residente permanente é alguém que recebeu o status de imigrar para o Canadá, mas não é um cidadão canadense.

Os residentes permanentes são cidadãos de outros países, mas têm todos os direitos de um cidadão canadiano, exceto votar, concorrer a cargos políticos e aceder certos empregos que necessitam de segurança de alto nível.

Como todos os cidadãos, deve pagar impostos e respeitar todas as leis canadianas a nível federal, provincial e municipal.

Vale lembrar que não basta você se mudar para o Canadá para ter esses direitos, é preciso se tornar um residente legal.

Que benefícios tem um residente permanente no Canada ?

Os residentes permanentes têm acesso à maioria dos benefícios sociais que os cidadãos canadianos recebem, incluindo a cobertura de assistência médica, viver, trabalhar ou estudar em qualquer parte do Canadá, solicitar a cidadania canadiana e estar protegido pela lei canadiana e pela Carta de Direitos e Liberdades do Canadá.

Ao ser residente permanente está a um passo de solicitar a cidadania canadiana, depois de cumprir os requisitos necessários para fazer.

Atualmente, os requisitos para solicitar a cidadania são:

  • Ser residente permanente
  • Ter vivido no Canadá durante 3 dos últimos 5 anos
  • Ter apresentado impostos, aqueles obrigados a fazê-lo
  • Aprovar um exame sobre os seus direitos, responsabilidades e conhecimento do Canadá
  • Demonstrar habilidades linguísticas de inglês ou francês

Visto de Turismo no Canadá 

Antes de tomar uma decisão de se mudar e imigrar para o Canadá, sempre recomendo que você visite o país antes para tentar avaliar se realmente é isso que deseja.

Uma mudança para o Canadá pode afetar sua vida e de seus famaíliares, por isso ir como turista e sentir o país pode ser o primeiro passo.

Para saber como tirar o seu visto de turismo para o Canadá ou o Eta (em alguns casos), fiz esse vídeo explicando o passo a passo.

 

pinit fg en rect red 28 - Como se mudar para o Canada ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *